O JÚRI PARA ESTE ANO…
Por convite da organização, o júri constituído para edição de 2020 será composto pela Exma Senhora Maria de Lurdes Modesto (membro honorário), e contará com a participação executiva de Joana Malta da Costa, Carlos Coelho, Chefe Pedro Sommer, Duarte Lebre de Freitas, Ricardo Felner e João Wengorovius. Os elementos que compõem o Júri são personalidades de reconhecido mérito nas áreas de edição, conteúdos, gastronomia, comunicação, design e nutrição.
É jornalista e escritor, tem 42 anos. Ricardo Dias Felner é “o homem que comia tudo”, apresenta-se no seu blogue como “um adulto com o estranho hábito de levar tudo à boca”, e é aí que se dá a conhecer melhor na sua relação com a gastronomia. “A comida não é só alimento. É química e física, amor e arte, humor e literatura (…)”.
Trabalhou na revista Sábado, no jornal Público e foi diretor das revistas Time Out Lisboa e Time Out Porto. O seu trabalho foi sendo premiado desde cedo, o Clube de Jornalistas reconheceu-o como Jornalista Revelação em 2003, recebeu o Prémio do Alto-Comissariado para a Imigração e o Prémio Literário Orlando Gonçalves.
É autor dos livros “Voltar a Ser Médico”, “Vencer Cá Fora” e “Herói no Vermelho” e tem mais uns quantos em mente, todos sobre gastronomia.
Desenvolveu a sua atividade em vários sectores de atividade como as Telecomunicações, o Grande Consumo, Turismo e a Edição. Docente convidado nos programas de Executivos da Universidade Católica Portuguesa para a área de Marketing, foi formador, consultor de empresas e participou na criação de vários projetos empresariais. Foi Diretor Coordenador Comercial e Marketing na Leya, SA e Vice-Presidente da APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros. Fundador e partner da World Press Cartoon e fundador da “Marketeer”. É atualmente partner da Aldeia da Pedralva, SA. e da Marketing Sense, Lda. Colabora com a APEL como Diretor da Feira do Livro de Lisboa.
Partner na Agência de Marketing e Comunicação Brandscape é licenciado Gestão de Empresas e em Marketing e Comunicação, dedica a sua vida profissional aos conteúdos, ao marketing e à publicidade. Iniciou a carreira de no Reino Unido como gestor de projeto na Scotish Telecom (Thus). Em Portugal foi Diretor de Marketing e Publicidade do Grupo Vida Económica, Gestor de contas no grupo Pressmundo, com a Grande Reportagem e na Blue contribuiu para o nascimento das revistas Blue Travel, Blue Living, Blue Cooking Blue Wine, entre outros projetos editoriais na qualidade de diretor de marketing e responsável pela internacionalização da marca (Blue Travel Alemanha, entre outros). O principal hobby é a cozinha, influenciado pela mãe, é um ávido “devorador” de tudo o que tem haver com gastronomia.
Profundamente interessado pelo universo da gastronomia, é Partner na Agência de Marketing e Comunicação Brandscape, Lifestyle Creativity. Licenciado em Relações Internacionais, tem dedicado a sua vida profissional à comunicação, edição, produção de conteúdos e marketing. Iniciou a carreira de jornalista aos 16 anos na imprensa regional e trabalhou depois em editoras como a Sol, de Raimond Cohen, Impala e Fundou a Delegação Portuguesa da Editora Alemã Bauer. Depois de quatro anos na Editora Volta ao Mundo, onde esteve envolvido em vários projetos editoriais, foi Diretor na Editora Blue Media, onde dirigiu a Revista Blue Travel e contribuiu para criação de outras publicações como a Revista Blue Cooking e Blue Wine.
Apesar do seu interesse pelos temas relacionados com a alimentação, só iniciou a carreira profissional depois de concluir a licenciatura em Nutrição e Engenharia Alimentar e em Ciência da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Completou os estudos na Oxford Books University, em Inglaterra, e desde 2005 trabalha como nutricionista clínica. É consultora de nutrição em várias publicações e coordena a consulta de nutrição no Hospital da Cuf, em Cascais.
Advogado de segunda a sexta feira e gastrónomo nas horas vagas, Duarte Lebre de Freitas tem dedicado grande parte do seu tempo livre à descoberta de novos restaurantes, do fine dining ao mais tradicional, partilhando fotografias e textos na sua página de Instagram. Em 2019 e 2020 colaborou com a Condé Nast Traveler (edição espanhola) na edição anual do seu Guia Gastronómico, tendo selecionado e escrito sobre 55 restaurantes portugueses. É membro fundador e Presidente da Assembleia Geral da Confraria da Rabanada e integra o painel de jurados de alguns prémios da área da gastronomia.
Pedro Sommer é Chef de Cozinha Profissional. É um apaixonado pela cozinha, pela formação e pela Comunicação! É formador de cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril nos cursos de Culinary Arts e Gestão e Produção de Cozinha e dá módulos de cozinha de autor na Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, em Lisboa. Para além de formador, colabora com as Revistas Teleculinária, Lusitania e Candando – Angola, na produção de receitas e fotografia, e com a Revista Notícias Recheio, com artigos sobre ingredientes.
Consultor em Restaurantes e Hoteis, nas regiões de Lisboa, Setúbal e Algarve, ao nível de engenharia de menus, formação de brigadas, fichas técnicas, organização e controlo de custos, normas de higiene ou construção e remodelação de cozinhas, organização de circuitos e layouts, aconselhamento energético, entre outras, Pedro Sommer também faz desenvolvimento de conceitos gastronómicos, como o Defina, Restaurante do Hotel Alma Lusa; Restaurante Eggcellent; Restaurante Storik Tapas; Terrazza Cascais, Hotel Memmo Baleeira, com a coordenação de equipas e melhoria de recursos e matérias primas, em Sagres, Algarve, entre outros.
Faz também desenvolvimento de receitas, apresentações, spots publicitários e food styling para marcas Milaneza, Mimosa, Guloso, Montalva – Isidoro, Philadelphia, President, Lamb Weston, Primus, Cinco Estrelas ou Produto Sabor do Ano, esta com aparições frequentes em directo na TV. Trabalhou em Hoteis e Restaurantes como o Hotel Bairro Alto, Hotel Ritz e Restaurante Kais, em Lisboa. Também passou por Londres, no The Dorchester Hotel, onde teve o privilégio de servir a Rainha de Inglaterra e Nelson Mandela. Fez o curso de Cozinha na escola onde hoje é formador!
Carlos Coelho, uma das grandes referências portuguesas no domínio da construção e gestão de marcas, ao longo de 30 anos de carreira, conduziu centenas de projectos de algumas das marcas mais relevantes em Portugal, como o Multibanco, Telecel/Vodafone, Galp Energia, RTP, CTT Correios, Sumol, TAP Portugal, Sata , Leya, Sonae, Delta, Fidelidade, Portugal Sou Eu, Galp, The navigator Company , Sogrape.
É autor de diversos estudos sobre tendências e modelos teóricos de marcas, É activista sobre as causas e as marcas de Portugal e autor do livro ”Portugal Genial’’. É co-autor do livro “Brand Taboos” e tem participais em diversos outros livros tais como: “Gestão sustentada”, “Portugal Vale a Pena”, “TAP Portugal, a imagem de um povo”. É presidente da Ivity Brand Corp e integra o advisory board e o concelho estratégico de diversas empresas e organizações. É um dos sócios fundadores e presidente da direção da Associação Portugal Genial, uma instituição sem fins lucrativos que apoia projectos que pela criatividade contribuam para a economia e que estejam alinhados com os recursos endógenos.
Deu-nos a honra de presidir ao júri do Portugal Cookbook Fair e a sua relação com os livros e com a gastronomia dispensa prolongadas apresentações. Apresentou na RTP, ao longo de doze anos, o mais popular programa culinário de que há memória em Portugal e o seu estilo particular, privilegiando o direto e o improviso – foi a pioneira portuguesa do “live cooking” – trouxe-lhe inúmeros admiradores. O sucesso do formato, que partia da sua paixão pela cozinha alentejana, levou-a a estudar culinária francesa, assim como as tradições do nosso país. Escreveu vários livros de cozinha portuguesa, dos quais se destacam a Grande Enciclopédia da Cozinha, Cozinha Tradicional Portuguesa – o livro de culinária mais vendido em Portugal – e Receitas Escolhidas. O seu nome está ainda ligado à tradução e edição de inúmeras obras estrangeiras.
Conhecida como “A Diva da Gastronomia Portuguesa”, Maria de Lurdes Modesto é uma figura incontornável para os Chefes nacionais e para toda a comunidade relacionada com a gastronomia. José Quitério definiu-a como “uma das cada vez mais raras Guardiãs do Fogo” . O New York Times chamou-lhe, num artigo de 4 de Março de 1987, “Portugal’s Julia Child”. Também Miguel Esteves Cardoso, na sua coluna “Ainda Ontem”, a louvou como “Uma das três grandes génios nascidas no século XX [em Portugal]”. A 9 de Junho de 2004 foi feita Comendadora da Ordem do Mérito.
Num espaço que inclui uma cozinha equipada, os autores vão poder interagir com o público fazendo a apresentação de receitas publicadas nos seus livros.
Os autores de livros de gastronomia, ingrediente ou comportamento alimentar vão ser convidados a conversar com o público sobre temas relacionados com este universo.
Atribuição de prémios, mediante as categorias a concurso, aos livros de gastronomia, ingrediente ou comportamento alimentar, publicados em Portugal durante o ano de 2016. A atribuição dos prémios será feita pela organização, mediante proposta do júri constituído para o efeito.