UM FENÓMENO CHAMADO GASTRONOMIA…

Em Portugal como em diversos países da Europa, EUA, Ásia e Oceania, a publicação de conteúdos culturais ligados à gastronomia teve nos últimos anos um crescimento sem precedentes. Como todos nos demos conta, editararam-se mais e melhores livros de gastronomia ou de receitas, multiplicaram-se os programas de televisão, as revistas, os sites de internet e os blogs.

Para além dos Chefes, rostos mais visíveis deste autêntico fenómeno, consolidou-se toda uma indústria em torno dos conteúdos de gastronomia. Esta comunidade conta hoje com milhares de profissionais espalhados por todo o mundo e inclui fotógrafos, editores, jornalistas, nutricionistas, tradutores, produtoras e food stylists, gráficas, empresas de media, editores e livreiros, livrarias, canais de distribuição digital, entre muitos outros.

CELEBRAR OS CONTEÚDOS GASTRONÓMICOS

A língua portuguesa é o sexto idioma mais falado em todo o mundo. Esta iniciativa quer contribuir para uma maior aproximação entre os conteúdos de gastronomia, a indústria que os concebe e o público aficionado. Em paralelo, queremos celebrar da atividade desta indústria, destacando as suas obras e o esforço diário dos seus profissionais. Esta é a vocação do Portugal Cookbook Fair.

A APEL E A FEIRA DO LIVRO DE LISBOA COMO PARCEIROS

A entrega dos prémios Portugal Cookbook Fair terá lugar na 89.ª Feira do Livro de Lisboa, fruto de uma parceria com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros – APEL. Esta Associação, que reúne os editores e livreiros nacionais, reconheceu o alcance do evento, enquanto promotor dos livros de gastronomia publicados no nosso país. Acolheu a ideia com grande entusiasmo, proporcionando-lhe um espaço próprio na próxima edição da Feira do Livro de Lisboa, em pleno Parque Eduardo VII.